O que é ser GEEK?

Geek (do inglês geek, pronuncia “guik”) é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma gíria que define pessoas peculiares ou excêntricas obcecadas com tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro e outros.
Definição:
A definição de geek mudou consideravelmente ao longo do tempo e já não há um significado definitivo. Em uma entrevista em 2007 ao Colbert Report, Richard Clarke disse que a diferença entre nerds e geeks é “geeks fazem acontecer.”
Adeptos da doutrina geek definem o termo como um “técnico, doutor, autodidata, apaixonado pelo que faz e pelo que entende”. Para o psicólogo Erick Itakura, o que mudou ao longo dos anos foi a aceitação social das pessoas ligadas em tecnologia.
Origem:
A palavra geek teve seu primeiro registro em 1876, como sinônimo de fool (bobo) e posteriormente passou a designar artistas ambulantes que ganhavam a vida exibindo-se nos mafuás ou nas ruas, em performances bizarras que incluíam arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes ou comer insetos (em inglês: bugs). Por analogia, passou-se a designar como computer geek aquele que ganha à vida “comendo” bugs de computador.
A expressão só adquiriu contornos positivos quando a tecnologia ganhou status de poder liberador. Nos anos 1990, o “Jargon File”, um léxico criado pela primeira geração de pioneiros da internet, definiu geek como “uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores”.
Alguns sites(americanos e brasileiros) de itens de um Geek:
http://www.thinkgeek.com/
http://www.geek.com/
http://www.geekworld.com.br/
http://geekchic.com.br/
http://www.geekgear.com.br/
http://www.geekcode.com/
O que é geek chic? É um estilo, uma tendência, um movimento, um momento cultural ou apenas um caso de amor com tudo o que não é bacana? Antes de mais nada, o que é um geek? Se você for discutir essa definição, você deve ser um deles.
*Um geek tem um conhecimento obsessivo e obscuro sobre meios de comunicação de massa, cultura pop e tecnologia. Os geeks geralmente são espertos, apaixonados por coisas que a maioria das pessoas não se importa, e grande parte deles tende a ser os primeiros compradores quando são lançadas as últimas parafernálias eletrônicas. O quadro de avisos dos geeks fala dos últimas novidades sobre o elenco da adaptação para o cinema de “Watchmen”, e não sobre quem vai ganhar o Super Bowl.
Mas o que significa ser geek chic? Pense na personagem Willow de Alyson Hannigan em “Buffy, a Caça-Vampiros”. Durante as primeiras temporadas, ela é uma geek, e seu cabelo e suas roupas refletem isso. Depois de algumas temporadas, seu cabelo é cortado e tingido numa tonalidade avermelhada e vibrante, e seu figurino fica mais moderno. Voilá! De geek para geek chic. Ela é ainda a mesma Willow, com os mesmos interesses, mas agora está mais produzida.
Quer mais alguns exemplos de geek chic? Bret McKenzie e Jemaine Clement, da série “Flight of the Conchords”, originários das bandas indies da Nova Zelândia para estrelar seu próprio programa na HBO. Curiosidade geek: Bret participou de “O Senhor do Anéis: A sociedade do anel”. Os fãs o aprovaram, apesar do fato de ele nunca ter falado, e deram para ele o apelido de “Figwit” que significa “Frodo is Great – Who is That?” (Frodo é o máximo – o que é isso?). Peter Jackson deu umas falas para Figwit em “O retorno do Rei” como um aceno para os fãs.
Tina Fey, ex-roteirista do “Saturday Night Live” e a essência dos bastidores de “Mean Girls” e de “30 Rock” é um exemplo de “geek chic girl”. Ela é morena, esperta, usa óculos modernos, sua sátira cultural é ácida e divertida e fazia teatro quando estava no ensino médio. E quem não gostaria de aparecer por aí com ela?
Andy Samberg, também vindo do SNL, carrega um sorriso bobo no rosto e algumas esquetes digitais como experiência. Veja no YouTube o hit “Lazy Sunday”, passando por “Sloths” e “Laser Cats”, e também um certo “Special Box”.
Rivers cuomo
Rivers Cuomo, líder da banda Weezer, joga Dungeons & Dragons. Que estranho: Vin Diesel também. Os filmes de Quentin Tarantino são celebrados pelos geeks. Elvis Costello, Justin Long, Parker Posey, Jack Black, Beck e Adam Brody fazem parte da lista de celebridades geek chic. Natalie Portman também ganhou fama de “little geek-girl” com seu papel na trilogia de “Guerra nas Estrelas”.
O visual geek chic é a parte fácil. Pegue umas peças-chave do guarda roupa tipicamente geek e use-as com atitude e elegância para marcar presença. Não é porque você é totalmente sem noção ou está por fora dos modismos, nem porque você não pode pagar um produto da Ralph Lauren: você é geek porque quer. Pense em óculos escuros grandes, ternos listrados com calças bem justas, suéteres diversos, protetores de bolso – uma vibe modernosa com um quê nerd. Camisetas como essa da thinkgeek (em inglês) com slogans como “There’s no place like 127.0.0.1” (“Não há lugar como 127.0.0.1” – o IP da sua máquina) fazem sucesso. É recuperar a identidade geek como algo não apenas significativo, mas também estiloso.
Charles Ross, sobre ser um geek:
Charlie Ross, criador e protagonista de “One-Man Star Wars Triology” (em inglês), fala sobre ser um geek.
“Em parte, ser um geek, na minha opinião, é de fato amar tanto alguma coisa, ser tão cegamente apaixonado de modo a se expor ao ridículo. E existem pessoas que são tão humanas, e outras que são tão oprimidas, que não se permitem ser vulneráveis. Não se permitem amar algo e estarem expostos a alguém que possivelmente iria ridicularizá-las por isso. E isso é gerado pelo medo, claro, de ser humilhado, mas ser um geek, de certo modo, é ser… tanto invejado ou ameaçado, ou apenas odiado porque encontrou algo com que você estabelece alguma relação”.

 

#Liz Hudson

Expresse-se, tire dúvidas, critique e elogie. Esse espaço é seu, mas não é permitido brigas via comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s